Ribeira GrandeAtividades

Modo fotográfico

Ribeira Grande - Atividades

Encontra na Ribeira Grande uma oferta variada, dinâmica e muito significativa de atividades de lazer dentro e fora de portas. Numa primeira viagem, pelo concelho, encontra uma natureza exuberante que se estende por entre as suaves planícies, vales profundos e recortados.

Descubra-os através dos nossos trilhos que vão desde a linha de costa. Passando em paisagens únicas na europa como as plantações de chá, a descida ao interior do vulcão do fogo ocupado pela majestosa Lagoa do Fogo ou envolva-se num banho de água quente no monumento natural da Caldeira Velha. O Mar, sempre presente com as suas águas de temperaturas tépidas, convida a um mergulho nas muitas praias de areia vulcânica dispersas ao longo da costa ou à prática de desportos náuticos.

A sua original cidade, não só pela sua localização mas acima de tudo pela sua arquitectura histórica repleta de especificidades, oferece a possibilidade de o envolver numa viagem única de conhecimento e experiências através dos seus museus e monumentos religiosos representativos de um estilo muito próprio – barroco açórico.

A Ribeira Grande é assim uma mescla de experiências singulares.

  • Trilhos

    O concelho oferece uma vasta rede de trilhos pedestres que variam entre trilhos regionais e trilhos municipais. Ambas as redes proporcionam um genuíno conhecimento, não só, das áreas naturais, através de trilhos interpretativos como Pico Queimado e Caldeira Velha, mas também de áreas rurais como plantações de chá e caminhos de pé posto que outrora faziam a ligação entre as primitivas localidades.

  • Surf

    Conhecida como a capital do Surf, pela sua privilegiada localização a norte, a Ribeira Grande oferece várias zonas ideais para a prática deste desporto. Destacam se as praias do Monte Verde e Areal de Santa Bárbara, possuindo, a última, bons acessos e excelentes facilidades. Aqui encontra escolas que proporcionam aulas e aluguer de material de surf e bodyboard. As boas ondas e a temperatura amena da água do mar (20.5º/23.88º) fazem destas praias um hotspot do surf regional.

  • Canyoning

    Os mais aventureiros podem encontrar no concelho da Ribeira Grande alguns dos melhores percursos de canyoning da ilha. Na ribeira que deu nome à cidade podem ser feitos percursos com diferentes níveis de dificuldade e de beleza ímpar. Nas Lombadas podem disfrutar de uma cascata imponente juntamente com pequenas nascentes de águas férreas. No Salto do Cabrito, mais adequado para principiantes, poderão disfrutar de variados rappeis e pequenas cascatas num percurso que se faz lado a lado com o trilho do mesmo nome. É de destacar ainda o percurso da Ribeira dos Limes pela sua grande beleza terminando na bonita freguesia do Porto Formoso.

  • Golfe

    Dada a sua localização a Ribeira Grande oferece a possibilidade de usufruir dos dois campos de golfo existentes na ilha. Um situado no limite oeste do concelho – Campo de Golfo da Batalha, com 27 buracos, localizado a cerca de 15 km de distância do centro histórico da cidade, e, o Campo de Golfo da Furnas, com 18 buracos, localizado a cerca de 21 km. Existem, ainda, espaços de alojamento local que oferecem a possibilidade da prática de golfo rústico, modalidade que tem ganho muitos simpatizantes.

  • Parapente

    A Ribeira Grande proporciona alguns dos mais importantes spots de descolagem e aterragem para os praticantes desta modalidade. A experiência deixa qualquer um deslumbrado. Paisagens que variam entre montanha, lagoas, pequenas vilas, falésias e praias. Para a prática desta atividade é obrigatório contato com o Clube Asas de São Miguel.

  • Passeios a Cavalo

    Para quem gosta de andar a cavalo, encontra na Ribeira Grande cenários idílicos para a prática desta atividade. Estes passeios podem decorrer por jardins de quintas privadas, ruelas muradas ou simplesmente seguir através de pastos verdejantes.

Sabia que...

A primeira fábrica de chá, da Caldeira Velha, foi construída em 1878.