Ribeira GrandeFreguesiasCalhetas

Modo fotográfico

Calhetas

A freguesia de Calhetas dista cerca de 11,4 quilómetros da cidade de Ponta Delgada e 9,1 quilómetros da sede do concelho a que pertence, a cidade da Ribeira Grande. O nome desta freguesia provém dos recifes e outras rochas – calhetas ou calhaus – que sobressaem na sua orla marítima.

Gaspar Frutuoso descreve-a assim: “De Rabo de Peixe a um terço de légua, estão umas calhetas em umas pontas e arrecifes de pedra, em que toma muito peixe de tarrafa e se fazem boas pescarias…”.

A data exata do seu povoamento não se sabe, no entanto, acredita-se que remonta ao século XV. Foi elevada a freguesia em 1924.

A igreja paroquial desta freguesia dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, adquiriu a sua atual feição em 1830, quando a primitiva igreja se tornou demasiado exígua. Calhetas festeja a sua padroeira no quarto domingo de Setembro.

Outro edifício de interesse na freguesia é o mosteiro de Nossa Senhora das Mercês. Esta construção, do século XX, alberga em clausura irmãs Clarissas que se dedicam à contemplação e a trabalhos piedosos.

De acordo com um apontamento de Carreiro da Costa “o chá teria começado em São Miguel com a vinda por volta de 1820 de algumas sementes trazidas do Brasil por Jacinto Leite que as utilizou numa propriedade sua, nas Calhetas”.

Gráfico Demográfico das Freguesias da Ribeira Grande