Ribeira GrandeFreguesiasConceição

Modo fotográfico

Conceição

A freguesia da Conceição, parte integrante da cidade da Ribeira Grande, ocupa uma área de 12.74 km2 e confronto com o mar e com as freguesias de Água d’Alto (concelho de Vila Franca do Campo), Ribeira Seca e Nossa Senhora da Estrela (concelho da Ribeira Grande).
Esta freguesia é assim denominada em virtude da sua santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

Gaspar Frutuoso descreve-a assim: “(…) E na vila da Ribeira Grande desta ilha, no lugar onde esteve uma ermida de Nossa senhora da Conceição, que estava em terra corrida em tempos passados, mais baixa já que a outra, e depois, abaixo dela, correu outra, misturada com areia, que atupiu o mar por grande espaço…”

Nos primórdios do seu povoamento, os habitantes da Ribeira Grande fixaram-se no lado nascente da ribeira. Porém, pouco tempo depois da elevação do local a vila, as pessoas começaram também a fixar-se na margem oposta, que se desenvolveu de tal maneira que, ao fim de alguns anos, a maior parte da população já se encontrava deste lado.

Assim, foi num desses arrabaldes que se foi formando a localidade da Conceição, elevada à condição de paróquia por alvará régio de 21 de fevereiro de 1707.

Gráfico Demográfico das Freguesias da Ribeira Grande