Ribeira GrandeFreguesiasFenais da Ajuda

Modo fotográfico

Fenais da Ajuda

Englobando também o lugar da Ribeira Funda, a freguesia dos Fenais da Ajuda é a mais oriental do concelho da Ribeira Grande.

Situada na costa norte da ilha de São Miguel, esta freguesia confronta com o mar e com as freguesias de Lomba da Maia e Lomba de São Pedro (concelho de Ribeira Grande) e Furnas (concelho de Povoação).

A freguesia de Fenais da Ajuda é assim denominada devido à abundância de feno, que em tempos houve e, d’Ajuda em horna da padroeira do antigo Convento Franciscano que existia no lugar. De igual modo, esta localidade também conhecida por Fenais da Vera Cruz, devido à semelhança da sua ponta com uma cruz, ou Fenais da Maia, pois era o termo da freguesia da Maia.

Os primeiros habitantes desta freguesia vieram da Maia, estabelecendo-se aqui por volta de 1500, onde construíram uma ermida dedicada aos Santos Reis Magos, protectores da navegação e descobertas portuguesas.

Em 1541, este lugar foi elevado a paróquia. Em 1832 foi edificada a igreja paroquial dos Santos Reis Magos, benzida em 1843.

No lugar da Ribeira Funda, cujo topónimo advém do facto de estar situado numa “ribeira funda”, existe a igreja paroquial de Nossa Senhora da Aflição.

Gráfico Demográfico das Freguesias da Ribeira Grande