Ribeira GrandeGeo Ribeira Grande

Modo fotográfico

Areal de Santa Bárbara

Areal de Santa Bárbara
Areal de Santa Bárbara
Areal de Santa Bárbara
Areal de Santa Bárbara
Areal de Santa Bárbara

O areal de Santa Bárbara, localizado na freguesia de Ribeira Seca, é uma das mais extensas praias dos Açores, com cerca de um quilómetro de extensão. É sobejamente conhecida internacionalmente pelas suas ondas de classe mundial que justificam a realização anual de provas de surf e bodyboard.

A competição de maior relevância é a etapa do ASP World Tour que se realiza na Ribeira Grande no mês de Setembro de cada ano. Cerca de uma centena de surfistas de todo o mundo marcam presença nesta prova.

Famosa pela ondulação do quadrante norte proporciona momentos espetaculares dentro de água. Muito apreciada também por fotógrafos do mundo inteiro que a procuram em busca de fotografias icónicas, seja no desporto, seja na paisagem em si, em particular pelo pôr de sol.

Dotado de boas acessibilidades e parque de estacionamento gratuito com capacidade superior a 300 lugares, o areal de Santa Bárbara está dotado de uma área de lazer, bar/restaurante, balneários e duches.

Pela qualidade da água que apresenta todos os anos, é uma praia com Bandeira Azul e ostenta também o galardão de Praia Acessível. É uma praia segura e vigiada. A temperatura da água do mar, no verão, situa-se, em média, nos 23ºC.