Ribeira GrandeGeo Ribeira Grande

Modo fotográfico

Mata Dr. Fraga

Mata Dr. Fraga
Mata Dr. Fraga
Mata Dr. Fraga
Mata Dr. Fraga
Mata Dr. Fraga

A mata do dr. Fraga está localizada na estrada regional das Furnas e ocupa cerca de 15.000 m². A sua construção remonta ao século XIX, tendo sido finalizada na parte final dos anos 90 quando o seu proprietário terá introduzido a maior parte dos melhoramentos que são conhecidos com o propósito de valorizar a coleção botânica.

Conta-se que foi neste local que o rei D. Carlos e D. Amélia foram recebidos aquando da visita régia a São Miguel, em 1901.

Contudo, com o passar dos anos, e em parte devido ao falecimento do proprietário, a mata foi-se tornando num terreno baldio. Só em 2006 é que a Junta de Freguesia da Maia, Ribeira Grande, decidiu adquirir o terreno onde está situada a mata do dr. Fraga.

Após as necessárias obras de requalificação do espaço foi reaberta ao público. As intervenções realizadas incluíram a salvaguarda e valorização dos espaços verdes, bem como dos espaços para atividades de lazer, recreio e educação ambiental.

Foi salvaguardado o património botânico existente que remonta ao século XIX, valorizou-se a coleção botânica com especial relevo nas espécies ornamentais e foram melhorados os caminhos através da reposição de pavimentos.

Aquele espaço oferece também um circuito de manutenção, equipamentos de lazer, um lago temporário, parque de estacionamento e instalações sanitárias.

Contactos

Horário de Funcionamento

Dias úteis das 9.00 às 18.00h e aos fins de semana e feriados das 10.00 às 19.00h