Ribeira GrandeGeo Ribeira Grande

Modo fotográfico

Moinho do Pascoal II

Moinho do Pascoal II
Moinho do Pascoal II
Moinho do Pascoal II

O moinho de água do Pascoal II foi recuperado em 2014 e é mais um atrativo turístico na aposta que a Câmara da Ribeira Grande, presidida por Alexandre Gaudêncio, tem feito no sentido de dinamizar o centro histórico da cidade.

O moinho do Pascoal II estava fechado há mais de duas décadas e foi recuperado pela autarquia ao mais ínfimo pormenor, mantendo viva uma tradição secular que vai permitir recriar ao vivo a moagem do milho.

A história dos moinhos de água na Ribeira Grande remonta ao século XV, logo após o início da povoação, em virtude da abundância de água e à proximidade com as áreas de cultivo de cereais.

Os primeiros moinhos foram totalmente destruídos por uma enxurrada invernosa na sequência da erupção vulcânica de 1563/64 que obstruiu as linhas de água com cinzas vulcânicas.

Para proteger os moinhos das enxurradas da ribeira, foi então construída uma levada conhecida como Levada da Condessa que permitiu a construção dos moinhos afastados do leito da ribeira.

No final do século XVI existiam sete moinhos ao longo da levada, designados como as “primeiras sete casas”. As “segundas sete casas” ao longo da levada só terão sido construídas após a criação da Capitania Geral dos Açores em 1766 quando o Conde da Ribeira Grande perdeu o monopólio dos moinhos, passando o respetivo controlo para a Capitania Geral dos Açores.

Com o regime liberal, no início do século XIX, voltaram a ser construídos moinhos alimentados por pequenas levadas junto ao leito da ribeira que voltaram a ser parcialmente destruídos por uma enxurrada em 1919.

No total chegaram a existir cerca de trinta moinhos de água alimentados pela ribeira grande e levada da condessa. Atualmente, para além deste moinho de ribeira recuperado pela Câmara Municipal, apenas mais dois moinhos se mantiveram em funcionamento, ambos alimentados pela levada da condessa.

Contactos

Morada

Jardim do Paraíso

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta das 9h00 às 17h00