Ribeira GrandeGeo Ribeira Grande

Modo fotográfico

Museu Vivo do Franciscanismo

Museu Vivo do Franciscanismo
Museu Vivo do Franciscanismo

Antigo convento franciscano de Nossa Senhora de Guadalupe, também conhecido por de São Francisco ou por Igreja dos Frades. Inicia-se a construção em 1612 terminando em 1626. Dizem os antigos que sendo a imagem mudada à noite para um outro local, de manhã regressava ao local onde hoje se encontra. Era ali que queria estar.

Em 1660 é colocada na capela lateral a iamgem do Santo Cristo dos Terceiros. Sendo o primeiro alvo de roubo para piratas, a sengunda chegou envolta em lendas: destinada a Ponta Delgada, após o desembarque no Porto de Santa Iria, sendo colocada num carro, onde os bois recusaram-se a ir além daquele convento. A verdade é outra: desembarcou e seguiu em procissão até ao convento.

Na década de 1830, após extinção das ordens religiosas em Portugal, é transferido para este convento o Hospital da Santa Casa da Misericórdia. Hoje, este espaço alberga o Museu Vivo do Franciscanismo. Esta estrutura museulógica serve de centro interpretativo e de estudo da presença e ação franciscana no arquipélago. É ainda responsável pela realização da Procissão do Senhor Santo Cristo dos Terceiros que se realiza no primeiro domingo da Quaresma.

Contactos


Telefones

+351 296 470 730

Morada

Rua São Francisco

Freguesia da Conceição

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9.00h/17.00h

Encerrado ao fim de semana.
Adultos: 1€
Sénior mais de 65 anos: 0.50€
Crianças até 6 anos: gratuito