Ribeira GrandeGeo Ribeira Grande

Modo fotográfico

Ponte dos 8 Arcos

Ponte dos 8 Arcos
Ponte dos 8 Arcos
Ponte dos 8 Arcos
Ponte dos 8 Arcos

A ponte dos Oito Arcos liga a rua Sousa e Silva, na margem direita da ribeira, à rua do Estrela, na margem esquerda. É construída sobre oito arcos de volta inteira assentes em pilares de secção retangular.

Foi construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco nas guardas e nos panos de parede do lado sul, e em cantaria à vista com as juntas argamassadas nas restantes superfícies.

Os pilares são reforçados, nas faces externas, por pilastras que se prolongam até à guarda e são intersetadas, a meia altura, pelas impostas dos arcos. As impostas são denteadas nos lados internos dos arcos. A guarda do tabuleiro é perfurada em todo o comprimento e assenta sobre uma cornija reforçada por cachorros.

A ponte dos Oito Arcos, que entrou no brasão municipal, é uma das maiores obras viárias açorianas do século XIX, da responsabilidade do engenheiro militar Sousa e Silva. A ponte do Paraíso, que foi sendo sucessivamente aumentada no mesmo sítio da primeira de pedra que ali houve, construída por Fernão Álvares, é naturalmente um ponto de paragem para todos os visitantes.

António Augusto de Sousa e Silva (1844-1925), militar de carreira, engenheiro e Par do Reino, casou em São Miguel e foi diretor das Obras Públicas do distrito de Ponta Delgada e deputado às Cortes pelo círculo de Ponta Delgada em diversas legislaturas.

Contactos

Morada

Rua do Estrela