Ribeira GrandeHistória

Modo fotográfico

Ribeira Grande - A História

Os primeiros que vieram arrotear a ilha, segundo o cronista Gaspar Frutuoso, terão primeiro escolhido a costa sul para se fixarem, deslocando-se de leste para oeste, da Povoação para Vila Franca, e só depois terão ido desbravar a costa norte. Dada a fertilidade do solo e a abundância de água na área que baptizariam de Ribeira Grande, os povoadores ter-se-ão fixado nesta planície da parte central norte da ilha.

  • Novos Povoadores 1474
    A chegada em 1474 de novos povoadores oriundos da ilha da Madeira terá promovido um crescimento acelerado da ilha de São Miguel. Um quarto de século depois, em 1499, é feita a vila de Ponta Delgada. Oito anos depois, em 1507 a Ribeira Grande seria oficialmente elevada a vila. Há indícios plausíveis, contudo, de que a Ribeira Grande possa ter começado a ser vila de facto ainda antes de o ser por lei.
  • Crise Vulcânica 1563
    O continuado crescimento, di-lo Frutuoso, foi subitamente parado devido à grave crise sísmica e vulcânica do verão de 1563, a que se seguiu a catastrófica enxurrada do inverno seguinte. Reconstruída logo de seguida, no decurso do século XVIII, a vila rejuvenesceu o seu tecido construído.
  • Vila Séc. XIX
    O termo da vila vê-se subitamente acrescentado na década de vinte do século XIX pela adesão, das freguesias de Nossa Senhora da Graça e da do Espírito Santo. O espaço concelhio actual consolidar-se-ia no último quartel de oitocentos, com a inclusão dos Fenais da Ajuda. Vem do terceiro quartel do século XIX o novo impulso urbanístico na vila da Ribeira Grande.
  • Cidade 1981
    Já em inícios da segunda metade do século, tentou-se sem sucesso elevar a Ribeira Grande à categoria de cidade. Criaram-se novas urbanizações. Enfim, a velha vila escondida e escondendo-se do mar, já cidade, abre-se decididamente para o mar e tenta apanhar o futuro aqui e agora.

Sabia que...

Em 1526 a peste levou à evacuação total da vila.