Ribeira GrandeNotíciasCultura

"Queijada de feijão é um produto diferenciador da Ribeira Grande"

"Queijada de feijão é um produto diferenciador da Ribeira Grande"
"Queijada de feijão é um produto diferenciador da Ribeira Grande"
"Queijada de feijão é um produto diferenciador da Ribeira Grande"

Enviada à em 2015-08-01 | Cultura

A queijada de feijão da Ribeira Grande “é um produto único no mercado e através dele promovemos o concelho e o que de melhor por aqui se faz”, sublinhou Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia que presidiu à cerimónia oficial de apresentação daquele doce que é produzido pela empresa Roveredo & Filhos, LDA.

Ao apostar na queijada de feijão como sendo, a partir de agora, a queijada de feijão da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio destaca tratar-se de “um exemplo do que queremos para o futuro, ou seja, que os nossos produtos sejam cada vez mais conhecidos, que proporcione cada vez mais economia local e gere mais emprego.”

O autarca explicou o alcance da iniciativa: “Estamos a promover um produto e, por inerência, promovemos o concelho e valorizamos um empresário – Emanuel Roveredo – que muito tem dado à nossa economia”, elogiou.

Alexandre Gaudêncio enumerou algumas das características da queijada de feijão que fazem dela um doce muito apreciado e procurado. “É, sem dúvida, uma queijada única, desde logo por ser feita com feijão branco. Isso representa bem a diferenciação desde doce em relação aos outros”, referiu.

Para além disso, todo o processo de confeção continua, tal como há meio século atrás, a ser manual, o que “reforça a originalidade da mesma e o labor que é aplicado na sua confeção”, acrescentou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara acredita que com a aposta feita na queijada de feijão da Ribeira Grande “o concelho ficará ainda mais conhecido”, na linha do que já se verifica “com o chá e com os licores”, destacando que “este enquadramento que procuramos fazer dos produtos característicos da Ribeira Grande faz parte da estratégia do concelho ao nível daquilo que somos diferenciadores, únicos e melhores.”