Ribeira GrandeNotíciasCultura

“…20 anos depois” em exposição no Museu Municipal da Ribeira Grande

Enviada à em 2018-04-05 | Cultura

Está patente no Museu Municipal da Ribeira Grande a exposição de fotografia “…20 anos depois”, de Pereira Lopes, integrada no iN Ribeira Grande, extensão do iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes, evento que decorre na cidade nortenha até 15 de abril próximo.

As fotografias de Pereira Lopes, diretor do iNstantes, mostram um olhar atento das emoções e lembranças de alguns dos antigos operários mineiros das minas de carvão do Pejão, retratadas vinte anos depois do encerramento das minas.

As minas do Pejão começaram a funcionar em 1886 e fecharam a 31 de dezembro de 1994. A exposição contempla cerca de vinte fotografias de pessoas retratadas que laboraram na empresa durante muitos anos e representa os milhares de pessoas que ali laboraram.

Pereira Lopes começou a fotografar, de forma sistemática, em 2005. Em 2008, foi convidado pelo Instituto Português de Fotografia a participar no livro “Olhares”. Editou o livro “… 20 anos depois” com retratos de antigos funcionários das minas do Pejão e é co-autor do livro “20: retrato a cores” das edições Vieira da Silva. Já expôs em Portugal, Espanha, França e Chipre.