Ribeira GrandeNotíciasActualidade

Ribeira Grande antecipa época balnear em resposta à crescente procura

Ribeira Grande antecipa época balnear em resposta à crescente procura
Ribeira Grande antecipa época balnear em resposta à crescente procura
Ribeira Grande antecipa época balnear em resposta à crescente procura

Enviada à em 2018-06-02 | Actualidade

A Câmara da Ribeira Grande decidiu antecipar a abertura da época balnear no corrente ano “para dar resposta à crescente procura que se tem vindo a verificar por parte dos locais e visitantes pelas zonas balneares do concelho”, explicou Alexandre Gaudêncio.

Com esta opção a edilidade “garante um período de vigilância mais alargado nas zonas balneares do concelho, reforçando também o sentimento de segurança junto dos banhistas”, acrescentou o presidente.

“É um investimento que fazemos na segurança das pessoas que nos visitam e, em simultâneo, na valorização das nossas zonas balneares, pois não podemos deixar de relevar que a Ribeira Grande tem vindo a atrair cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros e é muito importante que se sintam seguros”, vincou.

Assim sendo, a época balnear na Ribeira Grande conta com mais três semanas de vigilância por parte dos nadadores salvadores, iniciando-se a 2 de junho e terminando a 30 de setembro. Recorde-se que em 2017 o período correspondente à época balnear iniciou-se a 10 de junho e terminou a 17 de setembro.

A abertura da época balnear foi assinalada com o hastear das bandeiras azuis nas três praias que voltam a ostentar aquele galardão de qualidade. O areal de Santa Bárbara (freguesia da Ribeira Seca), a praia dos Moinhos (Porto Formoso) e a zona balnear das Calhetas (Calhetas) voltam a ostentar a bandeira azul, galardão que repetem pelo terceiro ano consecutivo.

O hastear da bandeira azul naqueles três locais comprova o “bom trabalho que o município vem realizando ao nível da valorização das zonas balneares”, sublinhou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande assinalou o momento na praia de Santa Bárbara, acompanhado pelo vereador Filipe Jorge e pelo presidente da junta de freguesia da Ribeira Seca, João Moniz, onde evidenciou o trabalho desenvolvido que permitiu repetir novamente o galardão nos três locais.

“Termos três zonas balneares com bandeira azul pelo terceiro ano consecutivo é o reflexo do esforço que vimos colocando na valorização das nossas praias, indo ao encontro de uma cada vez maior procura destes espaços por parte dos banhistas, muitos deles turistas que nos visitam nesta altura do ano”, realçou.

Alexandre Gaudêncio referiu que a autarquia a que preside “tem vindo a realizar uma série de melhorias nas zonas balneares do concelho que permitem melhor receber quem nos visita”, destacando, a propósito, o facto das praias que ostentam a bandeira azul também terem sido distinguidas com a bandeira “Qualidade de Ouro” da Quercus.

Isto significa que reúnem diversos parâmetros de qualidade que são anualmente monitorizados e apresentaram, ao longo dos últimos cinco anos, boa qualidade, oferecendo fiabilidade em relação à qualidade da água. O galardão atribuído também confirma a excelência de resultados alcançados na última época balnear.