Ribeira GrandeFreguesiasPico da Pedra

Modo fotográfico

Pico da Pedra

A freguesia do Pico da Pedra, situada na costa norte, confronta com as freguesias de Calhetas e Rabo de Peixe (concelho da Ribeira Grande), Livramento, São Roque, Fajã de Cima e Fenais da Luz (concelho de Ponta Delgada). Deve o seu topónimo a um alto pico basáltico existente ali perto.

O povoamento do Pico da Pedra ter-se-á iniciado em meados do século XVI, sendo o povoado lugar anexo da freguesia de Rabo de Peixe. No século XIX, e por solicitação dos seus habitantes, o Pico da Pedra foi elevado à categoria de freguesia.

A nível do património cultural edificado desta freguesia destaca-se a sua igreja paroquial, sob invocação de Nossa Senhora dos Prazeres, edificada no século XIX.

No Largo do Trabalhador um imponente fontenário, construído em 1836, comemora a chegada da água canalizada à freguesia. São dignos de referência o fontenário da rua João Luís Pacheco da Câmara, construído em 1876 e o fontenário do Largo da Restauração, inaugurado em outubro de 1882.

A freguesia do Pico da Pedra possui um museu local, sob a alçada da Junta de Freguesia, repartido por duas salas, uma com elementos que se referem à temática local e outra como galeria de arte.

Uma aprazível zona verde, com inúmeras espécies de plantas dos Açores, faz parte das instalações da Casa do Povo, a qual integra um complexo desportivo e um parque infantil.

Gráfico Demográfico das Freguesias da Ribeira Grande

Lugares Relacionados