Ribeira GrandeFreguesiasPorto Formoso

Modo fotográfico

Porto Formoso

A freguesia de Porto Formoso fica situada na costa norte da ilha de São Miguel, confrontando a sul com a freguesia de São Miguel (concelho de Vila Franca do Campo), a este com as freguesias de São Brás e Maia e a oeste com as freguesias de Ribeirinha e Nossa Senhora da Estrela (concelho de Ribeira Grande).

Com uma superfície de 11,87 km² e distando cerca de 14 quilómetros da sede do concelho a que pertence, Ribeira Grande, o nome desta freguesia advém-lhe do seu porto, abrigado ao fundo de uma belíssima enseada, daí formoso.Remonta ao início do século XVI a fundação desta freguesia, facto que é testemunhado pelo testamento do escudeiro Pedro Vaz Pacheco que, em 2 de junho de 1509, mandou edificar a capela do Bom Jesus para servir de jazigo aos seus descendentes. Nos finais do século XV já era curato, passando a vigaria em 1568.

Sobre esta localidade, Gaspar Frutuoso, nas suas "Saudades da Terra", refere o seguinte: "Se faz uma formosa enseada de praia de areia e no meio dela está o lugar de Porto Formoso pelo que nele tem, que era limpo e o melhor que havia na banda do norte...".

A igreja paroquial da freguesia de Porto Formoso tem como padroeira Nossa Senhora da Graça. Sabe-se que este templo já existia em 1509, data em que um rico escudeiro lhe mandou fazer a capela do Bom Jesus, com crucifixo e retábulo de Nossa Senhora, para sua sepultura e de seus herdeiros. Nos séculos seguintes sofreu acrescentos e alterações, apresentando hoje uma frontaria com finos lavores em basalto e um interior de três naves. 

Nesta freguesia, na estrada que liga a Ribeira Grande às Furnas, fica o Obelisco da Ladeira da Velha, memória de uma renhida batalha aqui travada durante as Lutas Liberais (1829-34).
Na zona da praia dos Moinhos, aprazível praia encravada entre altas arribas e atravessada por um pequeno curso de água doce, encontram-se inúmeras azenhas que deram nome à zonal balnear e recordam aquela antiga atividade.

Nas imediações da praia dos Moinhos fica a Ladeira da Velha, onde existe uma nascente de água mineral, rica em potássio, que brota a uma temperatura de cerca de 30ºC.

Outrora aqui funcionaram umas termas muito frequentadas, tendo, inclusivamente, ali sido construída uma pequena casa de repouso para os doentes que se serviam das suas águas.
Nesta localidade, não deixe ainda de visitar a fábrica de chá Porto Formoso, onde poderá encontrar jardins panorâmicos, um espaço museológico, um salão de chá e uma loja de venda.

Neste mesmo local poderá realizar o percurso pedestre do chá Porto Formoso, devidamente sinalizado, e conhecer a beleza exótica das suas plantações de chá. Merecem ainda referência a ermida de Nossa Senhora do Carmo e o porto de pesca da freguesia.

Gráfico Demográfico das Freguesias da Ribeira Grande