Ribeira GrandeFreguesiasRibeirinha

Modo fotográfico

Ribeirinha

A freguesia da Ribeirinha, com uma área de aproximadamente 18,05km2, confronta com o mar e com as freguesias de Nossa Senhora da Estrela e Porto Formoso (concelho da Ribeira Grande).

O topónimo Ribeirinha deriva do curso de água que neste lugar raramente terá revestido o carácter torrencial, tão frequente nas ilhas açorianas.

Diz Gaspar Frutuoso: “Chamada assim, com o nome diminutivo, por ser mais pequena a Ribeira Grande, sua vizinha, que está além dela, para a parte do poente, um quarto de légua”.
No século XVI, Gaspar Frutuoso assim se lhe referia: “Um lugar de boas e frescas águas, bem avizinhada de gente ao longo da qual tem a sua rica quinta Rui Gago da Câmara, parente do conde de Vila Franca, capitão desta ilha (…)”. Foi este Rui Gago da Câmara, primeiro detentor daquele título de nobreza.

Entretanto, a Ribeirinha foi crescendo em população e em 1674 foi elevada à categoria de Curato. Frei Agostinho de Mont’Alverne diz-nos o seguinte: “O bispo D. Frei Lourenço de Castro, considerando o arrabalde da Ribeirinha ter muitos fogos e gente no ano de 1674, estando nesta vila, criou neste arrabalde um novo Curato para aliviar a carga aos Curas da vila…”.

A Ribeirinha continuou a crescer em população e em estruturas e, pelo decreto de 3 de agosto de 1948 é elevada à categoria de freguesia.

Gráfico Demográfico das Freguesias da Ribeira Grande