Ribeira GrandeTrilhos PedestresPonta do Cintrão

Modo fotográfico

TM01 - Ponta do Cintrão

CódigoTM01
FormatoCircular
Dificuldade Fácil
Distância 12.3km
Duração 4h

Este percurso municipal inicia-se no miradouro do Palheiro, segue ao longo da costa norte, passando pelo centro da freguesia da Ribeirinha até à Vigia das Baleias e Farol localizados na Ponta do Cintrão. Durante este passeio poderá desfrutar de diversas vistas sobre a costa norte, com destaque para o maciço vulcânico das Sete Cidades.

Pontos de Interesse

  1. Miradouro do Palheiro – Espaço privilegiado que proporciona uma vista singular para o litoral urbano da cidade da Ribeira Grande, bem como, areais da costa norte e montanha da Serra de Água de Pau. 
  2. Vigia das Baleias – Estrutura construída em 1943 pela União das Armações Baleeiras de São Miguel (UABSM). Servia de posto de vigia às companhias baleeiras dos finais do século XIX e primeira metade do século XX. Proporciona uma vista sobre a costa norte, entre as Capelas e os Fenais da Ajuda e complexo vulcânico do fogo.
  3. Farol da Ponta do Cintrão * – Estrutura inaugurada a 1957, composta por farol (14 metros de altura), habitação do faroleiro e anexos, situado no alto de uma falésia de nome Ponta do Cintrão cujo altitude varia entre os 60 e os 100 metros. Esta estrutura é um dos maiores promontórios da ilha de São Miguel, pertencente ao complexo vulcânico do fogo formado por espessas escoadas de lavas traquíticas, também designadas por “domos”.  *Visitas: Quarta – feira: 14h00,15h00 e 16h00
  4. Freguesia da Ribeirinha – Segundo o historiador Gaspar Frutuoso, o nome desta freguesia – Ribeirinha é assim chamada “por ser mais pequena que a Ribeira Grande”. É núcleo constituinte da cidade da Ribeira Grande. No seu centro destaca-se a Igreja de devoção ao Santíssimo Salvador do Mundo, datada da primeira metade do século XIX e a sua pequena ribeira.

Downloads

Sinalética

Emergências

Número de Emergência:112

Bombeiros VRG:296 472 318