Ribeira GrandeTrilhos PedestresTrilho da Barquinha

Modo fotográfico

TM03 - Trilho da Barquinha

CódigoTM03
FormatoLinear
Dificuldade Médio
Distância 3km
Duração 2h

Este percurso municipal inicia-se na estrada regional, no limite nascente da freguesia da Lomba da Maia. É uma pequena rota linear com começo em estrada de asfalto e após uma extensão de 50 metros vire à esquerda e entre num antigo caminho de pé posto utilizado pelos moleiros e homens da terra, até à década de 80 do século XX.

Toda a costa compreendida entre as localidades da Ribeira Funda e Maia, ainda hoje, é conhecida como importante zona de moagem de milho, produção de vinha e de fruta em geral. Durante o passeio poderá desfrutar de várias vistas sobre a costa norte. O percurso termina na estrada secundária de acesso à praia da Viola. 

Pontos de interesse:

1 – “Abrigo” - estrutura utilizada para abrigo dos moleiros e agricultores. Os moleiros vinham moer o trigo e o milho aos moinhos da Ribeira Funda, localizados nas margens da ribeira, designada assim segundo o cronista Gaspar Frutuoso (1522/1591) “este nome por ter grande altura de ambas as partes, pelo que também se chama grota funda”.

 2 - Miradouro da “Eira” Área plana onde se realizava a malha das leguminosas secas, como o feijão e a fava.  “Sem Eira nem Beira” – ditado popular português. A eira era um espaço de grande importância na vida das populações rurais. As famílias mais pobres que não possuíam eiras também não tinham possibilidade de construir coberturas para suas casas com beiras.

3 – Barquinha – pequena península formada por escoada lávica basáltica, utilizada pela população para a pesca e banhos de mar. Localizada na foz da Ribeira do Preto, designada assim segundo o cronista Gaspar Frutuoso (1522/1591) como a “grota do Preto, por morar nela um homem não muito branco”.

Sinalética

Emergências

Número de Emergência:112

Bombeiros VRG:296 472 318