Ribeira GrandeTrilhos PedestresTrilho da Nascente

Modo fotográfico

Trilho da Nascente

Dificuldade Fácil
Distância 320m
Duração 20m

O Trilho para a Nascente Termal do Monumento Natural da Caldeira Velha tem uma extensão de 320 m (ida e volta) e é um percurso pedestre de dificuldade fácil, devido à sua inclinação. Este percurso leva os visitantes ao encontro da nascente termal, cuja água que exsurge de fraturas dos afloramentos rochosos traquíticos ronda os 32ºC, seguida de uma cascata. Esta manifestação secundária de vulcanismo provém de um aquífero suspenso aquecido por vapor que ascende a partir do reservatório geotérmico, que existe em profundidade no Vulcão do Fogo.

Este percurso pedestre encontra-se envolto por uma densa e exuberante vegetação, dominada por fetos-arbóreos (Cyathea cooperi) e outras espécies exóticas como incensos (Pittosporum undulatum), acácias (Acacia melanoxylon) e bambus (Phyllostachys bambusoides). Ao longo do percurso também podem ser encontradas algumas espécies nativas, como é o caso do feto-do-botão (Woodwardia radicans) e do feto-do-cabelinho (Culcita macrocarpa). Ao nível dos endemismos dos Açores, podem ser encontradas trepadeiras como a hera (Hedera azorica) e o alegra-campos (Smilax azorica), consideradas prioridades em conservação, bem como a ave mais pequena da Europa, a estrelinha-de-poupa (Regulus regulus azoricus), uma subespécie endémica de São Miguel.

Por motivos de segurança e como medida de conservação da natureza, o Trilho da Nascente só poderá ser realizado mediante o acompanhamento de um técnico do Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha, em grupos organizados de, no máximo, 10 pessoas. As visitas guiadas serão realizadas todos os dias, no seguinte horário: 9:30, 11:30, 14:00, 16:00, 18:00 e 19:00.

Sinalética

Emergências

Número de Emergência:112

Bombeiros VRG:296 472 318