EN

Ribeira GrandeAgendaTeatro

A herança de Faustino Miséria

A herança de Faustino Miséria
A herança de Faustino Miséria
A herança de Faustino Miséria

2015-04-19    16:00    Teatro Ribeiragrandense    Teatro

O Teatro Ribeiragrandense recebe no próximo dia 19 de abril, às 16.00 horas, a peça “A Herança de Faustino Miséria”, de Óscar Fernandes, com encenação de Zé Abreu, uma produção teatral da oficina de teatro do Clube PT (Madeira).

 

A peça é o fruto de intensas recolhas em remotas localidades do interior da ilha da Madeira, na freguesia nortenha de Boaventura. Sítios como a Falca ou a Fajã do Penedo, onde antigos costumes e as mais diversas manifestações culturais se mantêm quase incólumes e onde o património oral de um passado que muitos considerarão remoto, prevalece no modo quotidiano de comunicar das suas gentes.

 

O objetivo de levar a cena este trabalho visa dar a conhecer ao público os importantes traços culturais que caracterizaram o passado do nosso povo e a riqueza de uma oralidade em extinção – mercê do grande isolamento que a condição ilhoa impôs – pejado de regionalismos determinados por várias influências.

 

O formato comédia foi considerado o meio mais descontraído e adequado de transmitir a mensagem. Daí que há neste trabalho um inclemente caricaturar dos personagens que dão corpo à ação, dando espaço ao exagero, explorando o inaudito, ridicularizando virtudes e defeitos e procurando surpreender o espetador a cada momento.

 

A ação desenrola-se algures na Fajã do Lombo, uma aldeia cravada nas entranhas das serranias madeirenses. A “Venda de Maria Luzinha” é o ponto de encontro da comunidade e a porta de comunicação com o mundo, pois é nesta mercearia que existe o único telefone do sítio e é onde chega e de onde parte o correio. É também na venda que se sabem das novidades e onde se urdem as mais refinadas bilhardices.

 

A oficina de teatro Clube PT é um grupo de teatro amador constituído por sócios do Clube PT, sendo a sua quase totalidade, colaboradores da Portugal Telecom e conta atualmente com um elenco de nove atores. Este grupo teve a sua génese em 2004.