A presença franciscana no arquipélago dos Açores remonta ao tempo da descoberta e povoamento insular desempenhando um papel fundamental na construção de espaços, no acompanhamento espiritual, nas aventuras e desventuras dos primeiros habitantes.
A veneração dos ribeiragrandenses à causa de S. Francisco ficou bem patente com a fixação dos franciscanos no concelho e pela construção de três casas religiosas nas freguesias de Matriz, Conceição e Fenais d’Ajuda, respetivamente o Mosteiro de Jesus da Ordem de Santa Clara, os conventos de Nª Senhora da Guadalupe e Nª Senhora da Ajuda da Ordem dos Frades Menores.
O convento e igreja dos frades franciscanos, de invocação a Nª Srª da Guadalupe, foi fundado no século XVII (1613-1626) e, após a extinção das ordens religiosas em 1832, concedido, pela Rainha D. Maria II, à Misericórdia da Ribeira Grande que o transformou em unidade hospitalar.
Neste convento, em meados do século XVII, instituiu-se a Ordem Terceira da Penitência tendo esta um papel fundamental na organização de eventos processionais, representativa da prática dos rituais de paramentação das esculturas que integram o cortejo. Em 1664, Fr. Agostinho de Monte Alverne relata que os Terceiros da Ribeira Grande adquiriram uma imagem representando “Cristo Atado à Coluna” para padroeiro desta fraternidade, sendo construída, em 1689, uma capela para albergar o “Senhor Santo dos Terceiros” e que corresponde à nave lateral da igreja franciscana da Ribeira Grande.
Desta herança chega aos dias de hoje a realização anual da Procissão dos Terceiros cumprindo, no ano de 2013, um importante marco da sua história com a integração da respetiva coleção processional no acervo do Museu Vivo do Franciscanismo.
O Museu Vivo do Franciscanismo desde a sua inauguração, a 14 de fevereiro de 2013, é uma instituição que contribui para o conhecimento da identidade histórica do arquipélago dos Açores, materializada na dimensão evangelizadora, pedagógica, cultual e cultural da Ordem Franciscana.
Telefones
+351 296 470 730
E-mail: museufranciscanismo@cm-ribeiragrande.pt
Morada
Rua São Francisco, s/n
Freguesia da Conceição
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta: 9.00h/17.00h
Adultos: 2€
Sénior mais de 65 anos: 1€
Residentes e crianças até 6 anos: gratuito