Localizada na avenida José Nunes da Ponte, a Praça do Emigrante tem aproximadamente 4000m² e nasceu do intuito de homenagear todos os emigrantes que partiram em busca de melhores condições de vida. Apresenta três componentes: globo, pedra e mar.
O piso da praça simboliza o mar, executado em calçada branca e basalto negro. O globo, com quatro metros de diâmetro, revestido por calçada e basalto negro representa a Terra e a pedra onde assentará o globo representa a(s) ilha(s).
A Praça do Emigrante – obra que integra o Plano de Regeneração Urbana da Ribeira Grande e que contou com apoios comunitários ao abrigo do Programa Açores 2020 – pretende homenagear os nossos emigrantes, principalmente os que partiram para o Canadá e Estados Unidos da América.
É, também, a concretização de um sonho de Luís Silva, ex-presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, que foi incansável na divulgação do projeto nas comunidades emigradas. De realçar também a dedicação da artista plástica Liliana Lopes que desenhou o piso da praça.
Morada
Avenida José Nunes da Ponte