Enviada à em 2015-07-21 | Actualidade
A Câmara da Ribeira Grande candidatou-se ao programa da Agência Portuguesa do Ambiente e da Fundação Vodafone para obter uma cadeira de praia para pessoas com mobilidade reduzida que vai permitir uma maior e melhor utilização das zonas balneares por parte de quem apresenta algum tipo de limitação e que carece de apoio para usufruir, em pleno, do contato com o mar na época de verão.
A cadeira está sediada na praia de Santa Bárbara e a sua utilização por parte dos utentes que a requeiram contará com o apoio dos nadadores salvadores que estão de serviço no local no decorrer da época balnear, no horário entre as 11.00 e as 19.00 horas.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhou a estreia dos três primeiros utentes que puderam experimentar o equipamento, testemunhando no local a satisfação daqueles que, por limitações físicas, estavam impedidos de ir ao mar.
“É com muita satisfação que vejo a alegria destas pessoas por poderem ir à água em plenas condições de segurança e apoiadas pelos nossos nadadores salvadores. O sorriso delas neste momento deixa-nos muito satisfeitos pois é o melhor feedback que poderíamos receber”, disse.
Alexandre Gaudêncio relembrou, a propósito, que “quando se fala numa Câmara mais humana é disto que também se trata, ou seja, criar cada vez mais condições para que todas as pessoas possam ter acesso ao usufruto das nossas zonas balneares.”
A praia de Santa Bárbara ostenta as bandeiras Azul e Praia Acessível, galardão que ganha um novo impulso com a disponibilização da cadeira de praia para pessoas com mobilidade reduzida.
A cadeira anfíbia permite, sem transformações ou adaptações, andar na areia ou noutro tipo de superfície e flutuar na água, proporcionando a qualquer passageiro o acesso à praia, passear junto ao mar ou banhar-se em águas calmas.