EN

Ribeira GrandeNotíciasCultura

Fenais da Ajuda recebe Festa das Vindimas no fim de semana

Enviada à em 2015-09-16 | Cultura

A freguesia dos Fenais da Ajuda, concelho da Ribeira Grande, recebe no próximo fim de semana – 19 e 20 de setembro – a Festa das Vindimas, uma iniciativa da Associação Learn to Appreciate, em colaboração com a Câmara da Ribeira Grande e a Junta de Freguesia dos Fenais da Ajuda.

A Festa das Vindimas tem por objetivo promover a vinha da freguesia dos Fenais da Ajuda envolvendo os produtores, a comunidade local e os visitantes, incluindo-se no evento iniciativas diversas que se complementam, como seja a bênção do primeiro mosto ou a missa das vindimas, bem como o mercado de vinhos e sabores.

O programa da festa inclui também piqueniques, cortejo de charretes, provas de vinho e de aguardente, gastronomia, desafio de sobremesas e compotas, batismos a cavalo, animação musical de vários géneros (músicas tradicionais, cantigas ao desafio, DJ’s e a artista Sara Cruz) e um peddy paper que dará a conhecer o trilho do feno.

Os currais abrirão as portas para acolher experiências de vindima, tornando possível vivenciar a tradição, percorrendo todo o processo da vindima, desde a colheita à pisa da uva e à bênção do primeiro mosto, o qual será posteriormente oferecido à paróquia.

A Festa das Vindimas reveste-se de um caráter muito tradicional e popular, procurando, no entanto, trazer um toque de modernidade como o conceito de vinoterapia. Haverá barracas com comida típica das vindimas, nomeadamente chicharros, batata com pimenta, cavala assada, pão de torresmo, pão de trigo, vinho, queijos e uvas.