Enviada à em 2015-12-17 | Cultura
É inaugurada nesta sexta-feira, 18 de dezembro, pelas 19.30 horas, na Casa do Arcano, na Ribeira Grande, a exposição “Pedaços do meu sentir”, de Maria de Deus Silvestre, mostra que estará patente até 2 de fevereiro de 2016.
Nesta exposição a artista apresenta diversos trabalhos em patchwork desenvolvidos com o labor e criatividade que lhe são característicos. Há quase vinte anos – desde 1997 – que Maria de Deus Silvestre expõe trabalhos deste género.
Foi em junho de 1997, por ocasião das festas da cidade da Ribeira Grande, que expôs na Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, nascendo assim a sua primeira exposição denominada “Retalhos do meu tempo”. Expôs alguns dos seus trabalhos, entre os quais, “Floresta”, “Harmonia” e “Magia”.
Obteve, pela primeira vez, o reconhecimento dos visitantes, entre os quais os representantes das autoridades autárquicas, bem como da imprensa local que se apressou a apelidar a exposição de original e não deixou de admirar a sensibilidade da artista.
Ainda em 1997, Maria de Deus Silvestre recebeu novo convite para integrar uma exposição levada a cabo pela escola secundária da Ribeira Grande em colaboração com a Associação Kairós. Surgiu, assim, a exposição “Novos Retalhos”, acolhendo a aceitação de todos quantos a visitaram, designadamente da população escolar.
Após um interregno em que Maria de Deus Silvestre continuou, no sossego do seu lar, a dar asas ao trabalho que sai das mãos laboriosas, mas também a aperfeiçoar-se à técnica, foi convidada a repetir a colaboração nas festas da cidade de Ribeira Grande em 1999, inaugurando na altura a exposição “Silêncios”.
Desde então tem vindo a conquistar a atenção dos visitantes, alargando também o público apreciador do seu trabalho. A última vez que expôs na Ribeira Grande foi em 2011, no centro comunitário e de juventude de Rabo de Peixe.