Enviada à em 2016-01-18 | Actualidade
A Ribeira Grande comemora no próximo mês de junho o 35.º aniversário da elevação a cidade e para assinalar a efeméride a Câmara Municipal preparou um vasto programa cultural que se estende ao longo de todo o ano com o propósito de dinamizar a cidade e o concelho.
A apresentação do programa cultural para 2016 aconteceu hoje, nos Paços do Concelho, durante a qual o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, realçou a importância que a aposta na cultura tem para o concelho.
“Os eventos que pretendemos levar a efeito têm o intuito de dinamizar ao máximo a economia local porque é com essa dinamização que se gera mais emprego”, disse o edil, defendendo, a propósito, que “a dinâmica cultural que vimos imprimindo na Ribeira Grande tem aguçado o interesse de empresários ao nível de investimentos a realizar.”
Alexandre Gaudêncio anunciou, também, que para “reforçar a divulgação dos eventos que se vão realizar ao longo de 2016 na Ribeira Grande estaremos presentes na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, pela primeira vez num stand exclusivo para o nosso concelho. A expetativa é que a visibilidade que a BTL oferece possa trazer mais investimento”, defendeu.
O programa cultural para 2016 aposta em “eventos para várias faixas etárias” e começa em fevereiro com o tradicional Cantar às Estrelas que já conta com um número recorde de grupos inscritos. “Já ultrapassamos os quarenta grupos inscritos e o prazo só termina na próxima sexta-feira, pelo que estamos à espera que esse número continue a aumentar”, disse.
Também em fevereiro e até março, realiza-se pela primeira o MOVE Ribeira Grande, um género de festival de inverno que vai desde a música à dança ou do desporto ao teatro. “É um festival que vai dar um novo colorido à chamada época baixa”, sustentou Alexandre Gaudêncio
Outra novidade é o MTV Spring Break (2 de abril) que acontecerá três semanas antes de mais uma edição da Festa da Flor (22 a 24 de abril), um dos eventos âncora da Ribeira Grande, tal como a marchas de São Pedro (28 de junho) que este ano comemoram os 25 anos de existência, Cavalhadas de São Pedro (29 de junho) ou a Festa do Comércio que este ano terá incorporada o festival Sensation, evento que vai apelar aos sentidos.
Outro evento marcante na Ribeira Grande é a Feira Quinhentista (21 a 24 de julho), ponto alto de um mês de julho bastante preenchido com o festival de balões de ar quente (13 a 17 de julho) e a segunda edição do festival RFM (30 de julho).
Ainda na música, o festival Monte Verde também dispensa apresentações, este ano a comemorar o quinto aniversário e a prometer novidades. Para quem gosta das tradições, o festival internacional de folclore do Porto Formoso (6 de agosto) é um evento a não perder.
No desporto, a Ribeira Grande continua a afirmar-se como palco de diversos eventos e este ano regista-se o regresso da meia-maratona Ponta Delgada/Ribeira Grande (6 de março), a realização da terceira edição do Color Fun (11 de junho) e, claro, mais uma etapa do mundial de surf (6 a 13 de setembro). Em destaque também o Eco Trail Run (19 de junho).
“Esta programação vai ao encontro das recomendações inscritas no Plano Estratégico para o Turismo da Ribeira Grande”, destacou Alexandre Gaudêncio, presidente que anunciou também que a autarquia vai “quantificar o retorno que os eventos trazem para o concelho.”
Para além destes eventos, está a ser ultimada a programação do Teatro Ribeiragrandense para o ano em curso, sala de espetáculos que começa a ganhar uma nova dinâmica, oferecendo uma variedade de atuações que não se via desde o ano da sua reabertura.