Enviada à em 2016-07-25 | Cultura
Mais de vinte e cinco mil pessoas compareceram à chamada e responderam afirmativamente ao desafio lançado pela Câmara da Ribeira Grande em transformar a Feira Quinhentista num evento anual e com forte impacto na economia local. Se dúvidas existiam, elas ficaram desfeitas este ano. A feira tem espaço para continuar a crescer e merece ter periodicidade anual.
O número de visitantes ao longo dos quatro dias de festa bateu todos os registos anteriores, superando largamente as expetativas da organização e dos empresários que se associaram ao evento, ficando bem vincado que a periodicidade anual atribuída a esta festa pelo atual executivo camarário é mais que justificada.
“Uma festa desta dimensão tem de ser feita todos os anos”, disse Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia que vestiu o papel de alcaide na feira. “Ao longo dos quatro dias recebemos mais de vinte e cinco mil pessoas na Ribeira Grande e isso só contribui para a dinamização da economia local”, referiu.
Alexandre Gaudêncio não escondeu a satisfação pelo sucesso verificado. “Não é todos os dias que vemos a Ribeira Grande com tantas pessoas num só evento e isso só vem confirmar que a nossa aposta estava correta. Quando decidimos tornar a Feira Quinhentista num evento anual foi a pensar na dinâmica que imprimiria à economia e a satisfação dos empresários fala por si”, salientou.
Assim, o presidente da autarquia deixou a garantia que “a Feira Quinhentista da Ribeira Grande é para continuar a realizar-se todos os anos, na medida em que são eventos como este que criam oportunidades aos comerciantes e fomentam a empregabilidade no concelho.”
Durante quatro dias a Feira Quinhentista reviveu os tempos vividos pelos ilhéus entre piratas e vulcões, apresentando um conjunto variado de recriações históricas e animações diversas que cativaram milhares de pessoas de várias franjas etárias.