Enviada à em 2017-02-02 | Cultura
A tradição do Cantar às Estrelas, na Ribeira Grande, fez sair à rua cerca de dois mil e quinhentos participantes distribuídos por quarenta grupos que tornaram a 24.ª edição do evento uma das mais concorridas de sempre. Apesar da ameaça de mau tempo, as condições climatéricas foram propícias a uma noite de animação que juntou muitas pessoas no centro histórico da cidade.
O desfile do Cantar às Estrelas animou as principais artérias da Ribeira Grande, cumprindo-se igualmente a tradição dos grupos cantarem em casas de particulares ou no comércio que abriu portas noite dentro, contribuindo assim para a economia local.
A crescente adesão de pessoas aos grupos de cantares “é o reflexo da aposta que a autarquia tem vindo a fazer no que diz respeito ao incentivar a participação cívica nos momentos culturais do município”, realçou Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia que também desfilou e tocou violino em três grupos.
O edil vincou que “a Ribeira Grande distingue-se, cada vez mais, por ser um concelho dinâmico e diferenciador ao nível dos eventos que realiza, mas também fiel às suas tradições. O Cantar às Estrelas é uma delas e o sucesso desta edição confirma isso mesmo.”
De realçar que todas as freguesias do concelho da Ribeira Grande se fizeram representar no evento com um ou mais grupos, seja através das suas juntas de freguesia, casas do povo, grupos organizados por associações ou ainda grupos de organização autónoma.
Recorde-se que a festa em honra a Nossa Senhora da Estrela é a festa mãe da freguesia de Matriz e encerra o ciclo natalício que se abre a 8 de dezembro com Nossa Senhora da Conceição. Já no século XVI existem registos de que a Câmara Municipal da Ribeira Grande arcava com as despesas religiosas da igreja quanto a cera, músicos e pregadores.
No fundo, a festa da Estrela, das Estrelas ou de Nossa Senhora da Estrela, é uma festa de uma comunidade com tradição na Ribeira Grande, que junta grupos ou ranchos informais de gente que durante a noite vão de casa em casa de amigos e conhecidos, finalizando com louvores à padroeira na igreja Matriz.
Desde 1994, sob proposta do vereador Francisco Xavier Araújo Rodrigues, a autarquia tomou a seu cargo organizar a parte exterior e profana da festa. Este ano celebrou-se, portanto, a 24.ª edição do Cantar às Estrelas na Ribeira Grande.