Enviada à em 2018-03-14 | Actualidade
O município da Ribeira Grande submeteu uma candidatura ao concurso nacional “7 Maravilhas à Mesa” com o intuito de contribuir para a divulgação, promoção e defesa da identidade dos produtos locais. A mesa que a Ribeira Grande colocou a concurso é composta por produtos tradicionais.
A viagem gastronómica apresenta os sabores que têm persistido ao longo de gerações, nomeadamente o típico pão de trigo cozido em forno de lenha, acompanhado por morcela, chouriço, pé de torresmo e bolo da sertã.
A qualidade do peixe do mar dos Açores não foi esquecida e a Ribeira Grande candidata às “7 Maravilhas à Mesa” a sopa de peixe fresco, cracas e lapas frescas e um prato de boca negra grelhada com molho de manteiga e alho, acompanhada por batata cozida.
Para uma experiência única nada melhor do que o bem conhecido bife de vaca à regional, confecionado com molho à base de vinho, alho e pimenta da terra. Tudo isto para ir saboreando com queijo fresco de vaca com pimenta da terra ou os queijos amanteigados.
Aproveitando as frutas locais é sugerido um vasto leque de licores e aguardente velha para o final da refeição, ambos produzidos localmente, como são os casos do licor de maracujá, de anis ou vinho abafado.
Chegada a hora eleger um dos patrimónios mais apreciados pelos portugueses, a gastronomia, a Ribeira Grande apresenta-se a concurso com uma mesa que apresenta o que de melhor e mais tradicional o município pode oferecer.