Enviada à em 2018-04-30 | Cultura
Cerca de dez mil pessoas visitaram a Ribeira Grande no fim de semana da Festa da Flor, registando-se maior afluência de visitantes durante a tarde/noite de sábado por ocasião da realização do desfile alegórico “As cores das flores”, evento que juntou cerca de vinte representações das freguesias e instituições do concelho.
O sucesso que a quarta edição da Festa da Flor obteve confirmou que este é um momento muito aguardado pelos locais e visitantes. “Se não foi a melhor, foi das melhores festas que já realizamos”, reconheceu Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande.
“Contamos com a presença de muita gente, em especial turistas e emigrantes que nos visitaram ao longo dos três dias”, salientou o autarca, para quem a aposta na Festa da Flor “tem um sentido estratégico pois permite-nos trazer à cidade e ao concelho muitas pessoas que viajam para a ilha na semana que antecede as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.”
A Festa da Flor também tem o propósito de “preencher um vazio recreativo e cultural nesta altura do ano, contribuindo através da dinâmica que se assiste à valorização do comércio e ao fomento da economia local”, realçou Alexandre Gaudêncio.
O edil reconheceu também a “ligação” que a festa tem junto da comunidade emigrante, na medida em que “apresenta uma vertente religiosa que entronca no processo de beatificação da madre Teresa d’Anunciada e na procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Terceiros”, celebração que junta largas dezenas de fiéis.
Alexandre Gaudêncio enalteceu e agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos na organização do evento. “Nunca é demais realçar a envolvência das freguesias e das instituições na Festa da Flor. O contributo que deram é de primordial importância para a boa imagem que quem nos visitou leva da Ribeira Grande.”