EN

Ribeira GrandeNotícias

Obras de encaminhamento das Águas Residuais da Cidade decorrem a bom Ritmo

Enviada à em 2022-03-22

O Presidente e o Vice-Presidente da autarquia visitaram a obra do “Intercetor das Águas Residuais”, que visa ligar a rede existente na cidade à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) na zona de Santana, em Rabo de Peixe.

A empreitada, que ascende a 2,3 milhões de euros, teve início em maio de 2021 e tem como prazo de execução 480 dias.

“Esta obra é uma das mais importantes dos últimos anos porque irá resolver o problema ambiental que existe na cidade, mas também porque irá permitir desenvolver a cidade respeitando o meio ambiente” – referiu, na ocasião, Alexandre Gaudêncio.

O autarca referiu ainda que, desde 2013, uma das apostas do município tem sido o aumento da rede de saneamento da cidade, tendo mesmo passado de 45% para 90% de cobertura, entre 2013 e 2021: “tendo em vista os novos investimentos turísticos para a cidade, mas, sobretudo, a expansão urbana do concelho, optámos por avançar com esta empreitada em vez de se construir uma nova ETAR no centro da cidade, como estava previsto no passado. Desta forma, estamos a valorizar o nosso território, em vez de inviabilizar investimentos em terrenos de expansão urbana, como chegou a ser planeado pelo executivo liderado pelo PS antes de 2013″.

A obra, para além de uma tubagem com cerca de 5 km de extensão, prevê a construção de uma dezena de estações elevatórias para que o caudal das águas residuais da cidade possa chegar à atual ETAR, em Santana, e receber o tratamento final, de acordo com os critérios em vigor.