EN

Ribeira GrandeNotícias

Museu Municipal da Ribeira Grande | Peça do Mês

Enviada à em 2022-07-11

A sertã de barro, assim reconhecida pelos micaelenses, possui diferentes designações nas restantes ilhas do Arquipélago. Termos como cozideira ou tijolo, são outras designações dadas a este grelhador de barro que se constitui como um elemento imprescindível em qualquer cozinha tradicional açoriana. A sertã de barro trata-se de um recipiente circular raso (de diferentes diâmetros), modelado e torneado nas olarias, sendo utilizado como instrumento de cozedura de diferentes iguarias que fazem parte da identidade gastronómica açoriana.

Assim, em São Miguel no geral, e no concelho da Ribeira Grande em particular, a sertã era utilizada para grelhar (assar) peixe, especialmente o chicharro, para cozer os tradicionais bolos lêvedos e de milho (bolo da sertã) e, ainda, para torrar farinha, favas, ervilhas, milho e neste último havia quem preparasse uma calda de açúcar para colocar por cima, e que por sua vez, com a ajuda do calor da sertã secava, dando origem ao tradicional milho torrado com açúcar.

Importa referir que, ainda hoje existe produção de sertãs no concelho da Ribeira Grande, nomeadamente na freguesia da Ribeira Seca, na Fábrica de Telha de José Tavares Vieira, onde esta sertã foi produzida. Salienta-se que há muito tempo, que esta cidade é reconhecida como um importante local de produção das mesmas, devido à existência de olarias no lugar do Bandejo, na Freguesia da Ribeira Seca.