Enviada à em 2023-07-03
A Ribeira Grande comemorou mais um aniversário de elevação a cidade, cujo ponto alto das comemorações foi a sessão solene que decorreu no final da tarde de ontem no teatro Ribeiragrandense.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal, destacou um plano inédito para a circularidade e reaproveitamento de resíduos, elencando uma série de novos projetos que a autarquia pretende implementar.
A reconversão da antiga escola Gaspar Frutuoso para atividades que poderão servir a população; virar a cidade para a ribeira; a atração de nómadas digitais e a conclusão das obras de reordenamento do território na Frente Mar, foram alguns dos projetos mencionados pelo autarca.
“Tudo isso só é possível com uma estratégia, visão e sentido de responsabilidade. Mas também gostaríamos de contar com mais apoio das entidades regionais. Não é compreensível que o terceiro concelho mais populoso dos Açores e o segundo que mais contribui para o Produto Interno Bruto da Região seja, consecutivamente, relegado para segundo plano no que diz respeito a investimentos regionais.” referiu Gaudêncio.
“Exorto aos partidos políticos, com representação parlamentar, que nos ajudem a reivindicar mais investimentos para a nossa terra.” disse o autarca
A cerimónia contou com os discursos oficiais do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, do Presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, José Luís Pontes, da Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, e ainda do orador convidado, e homenageado, Rui Vasco Ponte, investigador principal no departamento de Atmosfera e Oceanos da “Atmospheric and Environmental Research, Lexingtion, Massachusetts (EUA)”.
Foram homenageados Rui Cansado, atual 3º classificado no ranking mundial de ginástica artística, Rosa Ponte, médica e antiga delegada de saúde da Ribeira Grande e Jorge Silva pelos 50 anos de carreira musical.