EN

Ribeira GrandeNotícias

“Recuperação do Património deve ser Prioritário para as Entidades Públicas”

Enviada à em 2024-05-17

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, considerou que “a recuperação do património edificado classificado deve ser uma das prioridades das entidades públicas atendendo ao elevado contributo que dá na atratividade de uma localidade”.

A referência foi feita ontem, durante a palestra “Como reconstruir uma Igreja”, promovida pela Igreja da Matriz da Ribeira Grande, e que decorreu naquela renovado templo.

“Esta obra ficou marcada pela complexidade, que durante os últimos 5 anos obrigou ao encerramento ao culto neste espaço, mas assinalou sobretudo a solidariedade de todos que contribuíram para que este desfecho.” referiu Gaudêncio.

No total, a empreitada custou cerca de 2,2 milhões de euros, tendo sido suportada com cerca de 1,2 milhões de euros pelo Governo Regional e Câmara Municipal, e o restante pela Igreja, comunidade local e emigrante.

“Gostaria de destacar o trabalho de todos, em particular da comissão de obras, liderada pelo Padre Manuel Galvão, Filomeno Gouveia e Paulo Garcia. Ficará na longa história desta Igreja (edificada em 1517) esta recuperação sem precedentes.” disse o autarca.

Durante a sessão foi proferida uma palestra da Professora Doutora Susana Goulart Costa sobre a história daquele templo, tendo sido, de seguida, explicado aos presentes o processo das obras, por Filomeno Gouveia e pela empresa Revivis, responsável pela recuperação do interior da Igreja.