Enviada à em 2024-06-14
No passado dia 8 de junho, no Cemitério de Nossa Senhora da Estrela, foi realizada uma visita guiada ao referido espaço, com o intuito de dar a conhecer o seu património histórico e artístico.
A visita teve como principal propósito a contextualização do surgimento dos cemitérios, de acordo com a Lei de 1835, que obrigava os municípios a criar os cemitérios municipais.
De acordo com essa lei, surgem na Ribeira Grande três cemitérios: o de Nossa Senhora da Estrela, sendo este o mais antigo, poucos anos depois o Cemitério da Freguesia da Ribeira Seca, e por fim o Cemitério da Vila de Rabo de Peixe. Trata-se de um acontecimento único no contexto dos municípios portugueses.
O Cemitério de Nossa Senhora da Estrela, dentro da arte cemiterial do período romântico, possui jazigos únicos tendo sido apresentados os seus simbolismos, referentes à época anteriormente referida.
Todos os jazigos visitados foram encomendados em Lisboa e a pedra utilizada para a sua produção foi a “Lioz”.
A iniciativa da Históriasábias – Associação Cultural contou com a participação de cerca de 10 pessoas, tendo como guia o historiador de arte Francisco Queiroz, especialista no tema.