EN

Ribeira GrandeNotícias

“A Praça do Emigrante é uma Marca do Fenómeno da Emigração”

Enviada à em 2024-07-19

O vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Carlos Anselmo, marcou ontem presença na cerimónia comemorativa do 4º aniversário da Praça do Emigrante.

Durante a cerimónia, onde também marcaram presença os vereadores José António Garcia e João Dâmaso Moniz, o autarca interveio e referiu que “a Praça do Emigrante é uma marca física e indelével do fenómeno da Emigração, o qual marcou e transformou os açorianos e os Açores.”

Enquanto discursava, Carlos Anselmo deixou um cumprimento à Associação de Emigrantes Açorianos, associação promotora das comemorações em torno do aniversário da Praça do Emigrante, tendo afirmado que esta é efetivamente “o rosto visível desse movimento de pessoas que um dia escolherem vingar fora da sua terra natal”, disse.

Ainda, cumprimentou todos os homenageados da cerimónia, entre os quais o atual e os anteriores Diretores Regionais das Comunidades do Governo dos Açores, dado o seu papel na ligação dos Açores à diáspora, e vice-versa.

A Praça do Emigrante nasceu de uma ideia apresentada em abril de 2015, durante a inauguração do “Shore to Shore”, em Stanley Park, Vancouver, Canada. Posteriormente, foi levada a cabo pelo senhor Luís Silva, cidadão honorário da Ribeira Grande.

Marcou também presença no evento o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e das Comunidades, Paulo Estevão, em representação do Governo dos Açores.