Enviada à em 2024-07-19
O vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Carlos Anselmo, marcou presença na apresentação pública da estratégia de desenvolvimento local costeiro do Grupo de Ação Local (GAL) Açores Oriental, no âmbito do programa MAR 2030.
O Grupo de Ação Local Mar Açores Oriental, que conta com 51 entidades parceiras, tanto públicas como privadas, é coordenado pela Cooperativa de Ensino “A Ponte Norte”, atualmente presidida pelo Eng. João Dâmaso Moniz.
Segundo o presidente da cooperativa, a estratégia de desenvolvimento local costeiro do Mar Açores Oriental “pretende dar continuidade e reforçar a onda desenvolvimento no grupo Oriental dos Açores, contribuindo de forma relevante para o bem-estar das comunidades costeiras, para a valorização dos saberes tradicionais através da formação e capacitação dos seus agentes”.
O MAR 2030 é um projeto que abrange todo o território nacional, e tem como principal missão a implementação de medidas de apoio financiadas pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura, organizadas em 4 prioridades estratégicas: fazer frente à emergência social e atenuar a pressão sobre os recursos, investimento no conhecimento e capacitação, valorização dos produtos marítimos e fomento de novas áreas na economia do mar.
Durante a sessão de apresentação, foi possível também testemunhar alguns dos projetos implementados através do MAR 2020, entre os quais a requalificação do trilho dos Fenais de Vera Cruz, da Junta de Freguesia dos Fenais da Ajuda, o apoio à criação da empresa de passeio marítimo-turísticos “Azores Boat Adventures” e o projeto “Náutica/0”, uma parceria do município, da Escola Secundária, e do Clube Náutico do município da Lagoa.
Marcaram também presença no evento a Diretora Regional das Pescas, Andreia Henriques, os presidentes de Junta de Freguesia da Conceição e Fenais da Ajuda.