Enviada à em 2024-09-16
No âmbito do I Encontro de IPSS dos Açores, que passou pelo teatro Ribeiragrandense esta 6ª feira, dia 13 de setembro, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, referiu que a autarquia tudo tem feito para responder aos desafios da sociedade.
"Atualmente temos 350 crianças que estão na rede municipal da ATL's (ateliers de tempos livres), fruto de um acordo entre a Câmara Municipal, a Cooperativa "A Ponte Norte" e cinco IPSS. Essa rede emprega 40 pessoas e representa um investimento anual de cerca de 450.000 euros." referiu Gaudêncio na sessão de abertura do encontro.
O evento é organizado pela URIPSSA (União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores), em parceria com a CNIS (Confederação Nacional de Instituições Sociais) e teve como tema a infância e a juventude.
"A temática é relevante para nós, visto sermos o concelho mais jovem do país, onde metade da população tem menos de 35 anos. É por isso determinante estarmos em sintonia com as nossas instituições e podermos responder aos desafios que nos surgem, como por exemplo a lista de espera em creches e em ATL's." disse o autarca.
"No nosso concelho privilegiamos as parcerias, onde é exemplo a nossa rede de ATL's, ao invés de criarmos concorrência direta a quem tem conhecimento e prática nessas áreas."
Gaudêncio referiu ainda que as IPSS deverão ponderar a criar de serviços dentro da economia social, que eventualmente possam ser requisitados pelas Câmaras Municipais e juntas de freguesia, como manutenção de espaços públicos, atendendo à escassez de mão de obra no mercado e como forma de empregar jovens em risco com maioridade.