EN

Ribeira GrandeNotícias

Campanha S.O.S. Cagarro 2024 lançada na Ribeira Grande

Enviada à em 2024-10-16

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença no lançamento oficial da edição de 2024 da Campanha S.O.S. Cagarro, que se realizou no final do dia desta segunda-feira, 14 de outubro, na Ribeira Grande, mais propriamente na “Black Box” do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

A cerimónia, presidida por Sua Excelência a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, serviu igualmente para assinalar o 30.º aniversário da campanha promovida pelo Governo dos Açores que, de acordo com os vários especialistas presentes, não tem paralelo na Europa e no mundo.

Alexandre Gaudêncio afirmou ser de “enorme honra receber esta cerimónia na cidade e concelho da Ribeira Grande, atendendo à comemoração do 30.º aniversário da campanha S.O.S. Cagarro, uma ação que tem especial incidência na proteção e resgate destas aves que se podem chamar de açorianas, pois mais de metade da sua população mundial nasce e vive na nossa região, especialmente nos seus primeiros voos, que é quando estão mais vulneráveis à ação humana como é a poluição luminosa”, começou por afirmar.

“O nosso concelho possui a grande maioria das suas freguesias viradas a mar, temos o maior porto de pesca da região, assim como outras importantes referências na pesca na ilha de São Miguel, e por isso este assunto diz respeito a todos. Por isso, iremos também unir-nos ao esforço da preservação dos cagarros, reduzindo a intensidade das luzes no Estádio Municipal durante os treinos, o mesmo acontecendo com iluminação no miradouro de Santa Luzia, na Matriz, que será desligada todos os dias, pelas 22h30, até 15 de novembro”, concluiu o edil ribeiragrandense.

Em 2023 foram salvos mais de 3000 cagarros, uma espécie que tem servido para estudar a poluição pelos microplásticos que deambulam pelos oceanos e que, fruto das correntes do Atlântico Norte, chegam igualmente aos Açores.

Na cerimónia estiveram igualmente presentes Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, e Rui Martins, Diretor Regional de Políticas Marítimas, para além de representantes de forças militares e de segurança, organizações não governamentais de ambiente, voluntários, entre outros.