Enviada à em 2024-10-25
Alexandre Gaudêncio participou ontem, quarta-feira, 23 de outubro, na sessão de encerramento do 6.º Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) dos Açores, um evento que se realizou no Teatro Ribeiragrandense e que contou com a presença de mais de 200 profissionais do setor que, durante dois dias, abordaram temáticas ligadas à promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens, procurando levar à reflexão e ao debate sobre os Direitos da Criança.
Na intervenção de encerramento que proferiu, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande felicitou todos os presentes pelo encontro, tendo congratulado o trabalho desenvolvido pela CPCJ na Ribeira Grande, que é a segunda nos Açores com mais casos registados. A identificação dos casos tem merecido resposta e intervenção rápida das entidades e serviços envolvidos, com especial destaque para as questões relacionadas com violência doméstica. A Câmara Municipal da Ribeira Grande é parte integrante da CPCJ, prestando apoio àquela Comissão na cedência de todas as condições para levarem a cabo a sua missão. Instalações, alocação de técnicos e ainda financiamento para algumas das suas atividades, são algumas das facilidades concedidas.
“É de louvar e destacar o trabalho em rede que é efetuado no concelho, assim como as metodologias utilizadas pela CPCJ concelhia para dar resposta às inúmeras solicitações” começou por referir o autarca ribeiragrandense.
“De todas, destaca-se, por exemplo, o Programa Municipal de Combate ao Abandono e Absentismo Escolar, que entrou em vigor no concelho há cerca de um ano e que tem por objetivo fazer diminuir os níveis de abandono e absentismo escolar na Ribeira Grande”, disse.
Alexandre Gaudêncio concluiu que “é sempre possível fazer muito mais, agora é necessário maior apoio por parte do Governo da República para financiar as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. O atual montante de 25 mil euros anuais é manifestamente insuficiente para dar a resposta adequada aos cidadãos”, referiu.
O Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens dos Açores, que este ano se realizou subordinado ao tema “Os Direitos da Criança – vamos todos respeitar” é uma iniciativa anual, organizada pelo Comissariado dos Açores para a Infância.