Enviada à em 2024-11-28
O programa educativo Native Scientists continua a desenvolver a sua atividade por todo o país com o projeto “O cientista regressa à escola” e a mais recente ação foi promovida na Escola Luísa Constantina (EBI de Rabo de Peixe), com a visita ao local de César Andrade, doutorado em Geologia, na especialidade de Hidrogeologia, sendo investigador júnior do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores, assim como docente da academia açoriana, na área.
César Andrade é natural de Rabo de Peixe e foi aluno da Escola Luísa Constantina. Foi com essa parte da sua história com que começou a sua apresentação junto aos alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade, falando de vulcões, de sismos e fazendo experiências com os mais novos, que culminaram na simulação de uma erupção vulcânica… a brincar.
A vereadora Cátia Sousa marcou presença na aula de vulcanologia proferida por César Andrade, considerando a iniciativa “uma mais valia para estes alunos que, assim, conseguem constatar que se cumprirem o seu percurso educativo com sucesso, poderão almejar chegar a lugares e a profissões de destaque e de enorme importância para toda a civilização”, começou por referir.
“Recebermos um tão bem sucedido filho da terra, como é o César Andrade, é uma enorme honra mas também um incentivo, pelo exemplo agora mostrado, para que continuemos a nossa missão de combate ao absentismo e abandono escolar, criando medidas como é o caso do Plano Municipal que recentemente publicamos”, concluiu Cátia Sousa.
O programa Cientista Regressa à Escola é implementado pela Native Scientists e conta com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação la Caixa.