Encontra na Ribeira Grande uma oferta variada, dinâmica e muito significativa de atividades de lazer dentro e fora de portas. Numa primeira viagem, pelo concelho, encontra uma natureza exuberante que se estende por entre as suaves planícies, vales profundos e recortados.
Descubra-os através dos nossos trilhos que vão desde a linha de costa. Passando em paisagens únicas na europa como as plantações de chá, a descida ao interior do vulcão do fogo ocupado pela majestosa Lagoa do Fogo ou envolva-se num banho de água quente no monumento natural da Caldeira Velha. O Mar, sempre presente com as suas águas de temperaturas tépidas, convida a um mergulho nas muitas praias de areia vulcânica dispersas ao longo da costa ou à prática de desportos náuticos.
A sua original cidade, não só pela sua localização mas acima de tudo pela sua arquitectura histórica repleta de especificidades, oferece a possibilidade de o envolver numa viagem única de conhecimento e experiências através dos seus museus e monumentos religiosos representativos de um estilo muito próprio – barroco açórico.
A Ribeira Grande é assim uma mescla de experiências singulares.
O concelho oferece uma vasta rede de trilhos pedestres que variam entre trilhos regionais e trilhos municipais. Ambas as redes proporcionam um genuíno conhecimento, não só, das áreas naturais, através de trilhos interpretativos como Pico Queimado e Caldeira Velha, mas também de áreas rurais como plantações de chá e caminhos de pé posto que outrora faziam a ligação entre as primitivas localidades.
Conhecida como a capital do Surf, pela sua privilegiada localização a norte, a Ribeira Grande oferece várias zonas ideais para a prática deste desporto. Destacam se as praias do Monte Verde e Areal de Santa Bárbara, possuindo, a última, bons acessos e excelentes facilidades. Aqui encontra escolas que proporcionam aulas e aluguer de material de surf e bodyboard. As boas ondas e a temperatura amena da água do mar (20.5º/23.88º) fazem destas praias um hotspot do surf regional.
Os mais aventureiros podem encontrar no concelho da Ribeira Grande alguns dos melhores percursos de canyoning da ilha. Na ribeira que deu nome à cidade podem ser feitos percursos com diferentes níveis de dificuldade e de beleza ímpar. Nas Lombadas podem disfrutar de uma cascata imponente juntamente com pequenas nascentes de águas férreas. No Salto do Cabrito, mais adequado para principiantes, poderão disfrutar de variados rappeis e pequenas cascatas num percurso que se faz lado a lado com o trilho do mesmo nome. É de destacar ainda o percurso da Ribeira dos Limes pela sua grande beleza terminando na bonita freguesia do Porto Formoso.
Dada a sua localização a Ribeira Grande oferece a possibilidade de usufruir dos dois campos de golfo existentes na ilha. Um situado no limite oeste do concelho – Campo de Golfo da Batalha, com 27 buracos, localizado a cerca de 15 km de distância do centro histórico da cidade, e, o Campo de Golfo da Furnas, com 18 buracos, localizado a cerca de 21 km. Existem, ainda, espaços de alojamento local que oferecem a possibilidade da prática de golfo rústico, modalidade que tem ganho muitos simpatizantes.
A Ribeira Grande proporciona alguns dos mais importantes spots de descolagem e aterragem para os praticantes desta modalidade. A experiência deixa qualquer um deslumbrado. Paisagens que variam entre montanha, lagoas, pequenas vilas, falésias e praias. Para a prática desta atividade é obrigatório contato com o Clube Asas de São Miguel.